O encontro de hoje nos proporcionou uma discussão de idéias fundamentais para a disciplina. Só para citar uma, ouvimos diferentes e convergentes opiniões sobre a inserção de novas tecnologias nas escolas e a relação disso com a formação do professor nas universidades e quanto às políticas públicas que "capacite" o docente para que este possa ter o entendimento da importância de alguma ou algumas tecnologias em sala.Vimos que essa presença de computadores não deve ser vista como mera ferramenta de trabalho, porque se as metodologias forem aquelas que não desenvolvem competências e habilidades nos aprendentes o computador servirá apenas como "ferramenta" de reprodução dessa sociedade carregada de valores voltados para o individualismo, consumismo desenfreado, intolerância, competitividade agressiva etc.
Além dessas idéias analisamos a diferença entre a Modernidade e a tão polêmica Pós-Modernidade, sem dúvida, vivemos nas idéias e valores Modernos, mas podemos ter o Pós-moderno como um novo canal de discussões e novas ressignificações do mundo.
A proposta da disciplina é, inclusive, justamente esta: o uso das novas tecnologias como forma de INTERAÇÃO, (como estamos fazendo agora) que vai de encontro com as bases modernas do sistema ainda vigente.
ResponderExcluirAbraço.