Meu outro BLOG

http://softwarelivre.org/ce_2000/blog

segunda-feira, 17 de março de 2008

Aula do dia 17/03/2008

A aula de hoje teve como foco principal dois objetivos: assistir a esntrevista com Steven Jonhson e a as discussões sobre o texto de Pierre Lévy e claro sobre o conteúdo da entrevista. Apesar de chegar já no andamento da aula, pude aproveitar bastante a entrevista e fazer relações das idéias de Johson com as de Lévy.
Três constatações sobre a nova relação com o saber trazidas por Lévy mostram que os saberes estão surgindo e se renovando em grande velocidade, as relações de trabalho também sofrem mudanças, eos novos suportes do ciberespaço. Primeiro estamos mergulhados em saberes diversos, que convergem e divergem sempre em algumas questões, surge com isso a necessidade de aprender a conviver com o saber diversificado, para aproveitar as vantagens da multiplicidade de informações e possibilidades que eles trazem, principalmente, para os educadores e aprendentes.
A segunda de grande importância são os conhecimentos que adquirimos ao longo da formação, e que no final de nossa trajetória ficam estagnados, como aponta Lévy. Se fala muito em competências e habilidades para exercer atividades profissionais, e essas qualidades nem sempre são apreendidas na universidade. Em relação ao ciberespaço, compreendo, que é preciso conhecer mais sobre ele, suas potencialidades e finalidades. Por que as pessoas vão construindo idéias preconceituosas que são difícieis de superar, como a idéia da violência que os jogos produzem no comportamento dos jovens, uma idéia que Jonhson discorda e apresentou argumentos muito contundentes para isso, se pensarmos em outras atividades que envolvem jogos, onde a violência se faz presente, por que a violência é um fenômeno humano, eiremos perceber que não são os jogos em rede que a produzem. Resolver a violência vai muito além de medidas superficiais de proibição ao jogo, isso poderá até produzir atividades ilícitas, pois não acredito que mesmo sendo proibido as pessoas deixarão de acessar os jogos. Questões pertinentes ainda fizeram parte da entrevista como : a comunicação X isolamento, essa é uma outra idéia equivocada das pessoas. Mas o ponto fundamental da aula hoje foram as reflexões que fizemos oralmente da entrevista e do texto, são nossas idéias se encontrando, algumas se encaixam outras são diferentes e isso pra mim é muito importante, pois como abora Levy é um aprendizagem colaborativa, ou seja, aprendemos e construímos conhecimentos juntos.

Um comentário:

  1. Exatamente Carla, aprender colaborativamente não quer dizer todo mundo pensar da mesma forma. É na diferença e no debate que vamos aprimorando nossas formas de análise e compreensão dos processos. Muitas vezes, um pensamento diferente, e até oposto ao nosso, é que nos faz parar para pensar com mais cuidado e perceber outros pontos de vista que não havíamos percebido antes. Mas para isso, claro, precisamos interagir muito, estando abertos para mais e mais comunicação, como diz Marco Silva, no livro Sala de Aula Interativa.
    um abraço

    ResponderExcluir